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Ensino FUNDAMENTAL

O Ensino Fundamental está estruturado em duas fases: a primeira caracterizada pela ação dos professores junto aos seus alunos do 1º ao 5º ano, atuando como mediadores, criando situações que estimulem o desejo de aprender; na segunda fase, do 6º ao 9º ano, devido às características específicas da idade dos alunos, o trabalho “concreto” tende a diminuir, dando lugar ao pensamento abstrato.

OBJETIVOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
(1º ao 5º ano)

a) Proporcionar ao  educando o  desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo. A compreensão do ambiente, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.

b) Capacitar o educando, através de suas atividades, a adquirir e desenvolver os  conhecimentos atualizados que lhe permitam interagir no mundo que o cerca;

c) Proporcionar atividades pedagógicas integradas, contínuas e progressivas, que atendam às características bio-psico-sociais do educando.

b) Capacitar o educando, através de suas atividades, a adquirir e desenvolver os  conhecimentos atualizados que lhe permitam interagir no mundo que o cerca;

c) Proporcionar atividades pedagógicas integradas, contínuas e progressivas, que atendam às características bio-psico-sociais do educando.

OBJETIVOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
(6º ao 9º ano)

a) Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimentos e no exercício da cidadania;

b) Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia a dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;

c) Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões;

d) Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como os aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais;

e) Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;

f) Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva.

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